Carta de lançamento da Plataforma Brasileira do Digital Radio Mondiale

Posted: 15/07/2010 in liberdade de expressão
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Não podemos permitir que o lobby dos padrões proprietários vença esta batalha. Acompanhe a carta do Digital Radio Mondiale – Brasil

A escolha do padrão tecnológico a ser adotado pelo Brasil para o rádio digital precisa ser feita agora e determinará a maneira como nos comunicaremos pelos próximos 50 anos. Dada a crescente importância geopolítica e econômica de nosso país, não é exagero afirmar que a escolha brasileira exercerá forte influência na escolha de outros países, sobretudo da América Latina e da África. Este momento e esta nova condição aumentam nossa responsabilidade. Por isso, fazemos por meio desta carta um chamado para a criação do Padrão Brasileiro de Rádio Digital a partir do padrão Digital Radio Mondiale e em conjunto com o Consórcio DRM, um padrão baseado no compartilhamento internacional de seu desenvolvimento.

O Digital Radio Mondiale é um padrão aberto e, como diz seu nome, voltado para a criação de um sistema mundial de rádio digital – sendo um grande erro designá-lo de padrão europeu. Foi criado e vem sendo desenvolvido há 10 anos por engenheiros de primeira linha ao redor do mundo e conta com o suporte de grandes broadcasters como a Teledifusion de France, All India Radio, BBC World Service, Deutschlandradio, Radio Canada International, Deutsche Welle, Radio Netherlands Worldwide, RTÉ Radio, Radio Exterior de España, RAI, Kuwait Radio, Radio New Zealand International, Vatican Radio, Voice of Russia e Radio Romania International.

Este padrão ainda não foi adotado nem implementado por nenhum outro país como padrão nacional, o que oferece a oportunidade para o Brasil assumir a vanguarda em um processo tecnológico de importância estratégica e de impacto mundial.

Por ser um padrão aberto pode ser adaptado para a realidade brasileira de maneira a atender tanto os interesses do importante mercado de comunicação do país – inclusive abrindo novos mercados para a indústria nacional de tecnologia e conteúdo –, quanto sua especificidade cultural e geográfica.

A escolha deste padrão permite a revitalização das transmissões em Ondas Médias (faixa conhecida como AM) e a reinvenção do uso das faixas de Ondas Curtas – único meio de comunicação em algumas regiões rurais e boa parte da Amazônia. Além disso, enquanto fluxo de transmissão digital possibilita a transmissão de serviços e conteúdos tais como imagens, textos e vídeos em baixa resolução ao mesmo tempo que a transmissão de áudio. Serviços como estes, possibilitariam uma verdadeira convergência entre o rádio e a internet, que pode ser uma alternativa interessante para a expansão de um sistema nacional de informação até localidades distantes das redes de fibra ótica.

Todos estes serviços, soluções e adaptações necessários para atender às necessidades do contexto brasileiro, podem ser plenamente desenvolvidos, em toda sua cadeia, no Brasil. A possibilidade de replicação ou adaptações – para países de características culturais e/ou geográficas semelhantes às nossas – das soluções produzidas aqui indicam um promissor potencial de crescimento de mercado. Por se tratar de um padrão tecnológico aberto, há a possibilidade desse potencial mercadológico se converter em vetor de um tipo diferente de desenvolvimento econômico, pois baseado na cooperação e compartilhamento em nível mundial. Acreditamos, portanto, que este sistema corrobora com as políticas do Estado brasileiro de fomento à pesquisa tecnológica e promoção de serviços públicos voltados para o desenvolvimento econômico e cultural.

Atualmente dois padrões tecnológicos estão sendo avaliados, o HD Radio e o DRM. Algumas vozes clamam pelo desenvolvimento de um padrão inteiramente novo e nacional. Mas entendemos que as vantagens do Digital Radio Mondiale são muito superiores:

O DRM é o único padrão em desenvolvimento que suporta transmissão em Ondas Curtas e seguramente o melhor padrão para transmissão em Ondas Médias e para a faixa de FM. Fora isso, oferece a possibilidade de transmissão de serviços multimídia e a otimização do uso da banda de transmissão – permitindo que até 4 canais de áudio sejam transmitidos por emissora.

O HD Radio reduz a possibilidade de transmissão dos pequenos emissores e rádios locais (comunitárias, livres e de baixa potência), pois além de utilizar o dobro da banda de um canal FM nessa faixa, e o triplo de um canal AM na faixa, é precário para a transmissão em Ondas Médias e simplesmente não transmite em Ondas Curtas – o que é inaceitável diante de nossas características
geográficas. Além disso, é um padrão fechado para o qual adaptações, inovações, soluções e implementações dependem de autorização e pagamento de royalties a uma empresa dos Estados Unidos.

Já o desenvolvimento de um padrão brasileiro totalmente novo, além de demandar muito tempo e recursos que podem ser aproveitados através do consórcio DRM, não é factível devido à urgência do momento, e não traria o benefício da integração a um sistema potencialmente mundial e comum.

O grupo de pesquisadores que assinam esta carta conta com apoio do consórcio DRM para construção de uma plataforma brasileira baseada neste padrão, e, pelos motivos apresentados, defendem a criação do Sistema Brasileiro de Rádio Digital a partir do padrão Digital Radio Mondiale e em conjunto com o Consórcio DRM como opção estratégica nacional e em sentido de urgência.

Rafael Diniz – Cientista da Computação, Pesquisador da WiMobilis Digital Technologies
Paulo Lara – Sociólogo, Centro de Estudos Cutlurais, Universidade de Londres
Daniel Manzzato – Engenheiro de Telecom, Pesquisador da Work e Vídeo Telecom
Francisco Caminati – Sociólogo, Grupo de Pesquisa CTEME, IFCH-UNICAMP / FAPESP
Paulo Tavares – Arquiteto, Centro de Pesquisa em Arquitetura, Universidade de Londres / CAPES
Rhatto – Pesquisador independente de tecnologias digitais de armazenamento e transmissão segura de dados
Ataliba Zandomenego Filho – Radioamador e Graduando em Engª Elétrica Telemática pela Unisul
Bruna Zanolli – Roteirista e diretora de filmes de vídeo arte, graduanda em Artes Plásticas, UNICAMP
Contato: drm-brasil (ARROBA) lists (PONTO) riseup (PONTO) net

http://www.pauloteixeira13.com.br/?p=6547#more-6547

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