Agnelo passa Roriz, chega a 40% e venceria no 1º turno, aponta Ibope

Posted: 03/09/2010 in ELEIÇÕES, ELEIÇÕES 2010
Etiquetas:, , ,

Petista saiu de uma antiga situação de empate para abrir 8 pontos de vantagem de seu principal adversário

Fonte: Estadão.com.br

Na disputa pelo governo do Distrito Federal, o candidato petista Agnelo Queiroz ultrapassou pela primeira vez Joaquim Roriz (PSC). O ex-ministro dos Esportes saltou de 36% para 40% em relação ao levantamento anterior feito pelo Ibope, abrindo uma vantagem de quatro pontos porcentuais sobre Roriz, que caiu de 38% para 36% na preferência dos eleitores. O crescimento é mais significativo levando em conta a série histórica, já que Agnelo tinha 27% em julho.

Com esse resultado, Agnelo teria chances de ser eleito ainda no primeiro turno, se a eleição fosse hoje. Considerados apenas os votos válidos, ele alcança 52%. Levando em conta que a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais, ele pode ter entre 50% e 54%. No mesmo período, Roriz foi de 38% para 36% e chegou agora a 32%, o que equivale a 42% dos válidos.

A vantagem de Agnelo pode ser atribuída aos problemas enfrentados por Roriz para tentar validar sua candidatura. Ele teve sua chapa impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal com base na Lei do Ficha Limpa. Recorreu ao próprio TRE e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas sofreu mais duas derrotas. Agora, recorrerá ao Supremo Tribunal Federal, mas o desgaste pelo processo já se reflete nas pesquisas. Se perder o recurso, não terá mais chances de concorrer.

Senado. Na disputa pelas duas vagas no Senado, Cristovam Buarque (PDT) lidera: foi de 45% para 47%. Em segundo lugar aparece Rodrigo Rollemberg (PSB), com 33% (tinha 30%). Maria Abadia (PSDB) oscilou de 25% para 24%. Alberto Franga (DEM) tem 12%. A disputa ainda está aberta: há 39% de indecisos e 24% que só citaram um candidato a senador. A pesquisa foi registrada com o número 28.845 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal.

A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de agosto de 2 de setembro. Ela foi registrada no TSE sob o protocolo 27599/2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s