PERGUNTA INCÔMODA: A QUEM INTERESSA ESTE VAZAMENTO?

Posted: 08/09/2010 in ELEIÇÕES, ELEIÇÕES 2010, GOVERNO DE SÃO PAULO
Etiquetas:, , , ,

A quebra de sigilo fiscal da filha de José Serra, que ocorreu em setembro do ano passado, só resolveu indignar a imprensa e a campanha tucana agora. Trata-se de uma revolta conveniente.

Observe que absurdo! Fiz um breve levantamento na Internet de vazamentos de dados sigilosos da Receita Federal. Veja que lamentável:

Informações sigilosas são vendidas em CDs na Santa Efigênia em SP

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL26277-5605,00-INFORMACOES+SIGILOSAS+SAO+VENDIDAS+EM+CDS+NA+SANTA+EFIGENIA+EM+SP.html

Polícia prende quadrilha que vendia dados sigilosos da Receita Federal em SP

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL26487-5605,00.html

Feira de dados continua livre em SP: em nova investida, repórter compra CD com listagens da Receita Federal por R$ 95

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/08/24/feira-de-dados-continua-livre-em-sp-em-nova-investida-reporter-compra-cd-com-listagens-da-receita-federal-por-95-917471179.asp

Primeiro os marqueteiros até tentaram transformar Serra em Seu Zé, em amigo do Lula, mas não colou. Agora, Serra usa uma investigação ilegal sobre a filha em tema de campanha.

Se existe alguém sem interesse algum em atacar a filha de Serra é a candidata de Dilma Rousseff. Todos os analistas políticos sabem que a tarefa de Dilma é convencer os eleitores de que ela poderá dar continuidade as mudanças que Lula implementou no país. Denunciar a filha do opositor não demonstraria sua capacidade de governar.

Todo publicitário sabe disso. Mas sabe também que Serra não tem chance alguma se atacar Lula. Por isso, de maneira cínica, usou o nome de Lula em seu jingle e até criou um cenário de uma favela “fake” com sambistas fictícios. Com um novo “look”, o sorriso amarelo e a voz emocionada, Serra, que não se notabiliza pela simpatia, muito menos pela amabilidade, traiu sua base social, a parcela mais tacanha e reacionária da elite brasileira, ao tentar se passar como um continuador da obra de Lula.

Vendo sua linha naufragar, Serra começou a apelar: colocou sua tropa de choque para fazer com Dilma o que eles fizeram contra Lula antes do retumbante sucesso do governo petista. Inundaram os e-mails e a rede com uma enxurrada de preconceitos. Chegaram a falar que Dilma, por ser mulher, só tem dois neurônios. Chamaram Marina Silva de “indiazinha”. Falaram que, por ter lutado contra a ditadura, Dilma seria terrorista. Falam coisas que, por boa educação, prefiro não reproduzir aqui. Mas elas estão registradas nas redes sociais e em alguns sites tucanos que pessoas de boa reputação acreditavam serem pessoas de fino trato.

Sem linha de ação para reverter a derrota acachapante, Serra e a cúpula do PSDB dão sua última cartada: tentam criar um factóide.

AGORA EU QUERO SABER: POR QUE ALGUÉM QUER INVESTIGAR A SUA FILHA?

Graças a certificação digital implementada pela gestão do presidente Lula, os funcionários da Receita Federal, ao se logarem nos computadores da instituição, são obrigados a usar uma chave criptográfica privada, acionada por uma senha intransferível. Assim, quando um funcionário da Receita entra no banco de dados e abre uma declaração de renda de qualquer brasileiro, este fato fica registrado nos computadores da instituição.

Graças a este mecanismo, reduziu-se muito o vazamento de informações protegidas por sigilo fiscal. Tanto é que a funcionária da Receita envolvida na quebra de sigilo foi imediatamente identificada. Ela mostrou que só acessou os dados da filha do Serra porque tinha um pedido aparentemente normal dos centenas de pedidos que recebem todos os dias. O problema é que a procuração da filha do Serra era falsa.

Observe que o sistema da Receita permite rastrear quase tudo que é feito lá dentro. Digo quase porque infelizmente ainda convivemos com vazamentos das nossas declarações que são vendidas nas ruas das grandes cidades, como mostrei nas matérias acima. Pois bem, no caso da filha de Serra nada foi escondido. Nenhum funcionário foi chamado para que deixasse de cumprir sua obrigação. Ao contrário do que aconteceu em 1989, quando a Polícia Civil de São Paulo foi usada para acusar o PT de participar do sequestro de Abilio Diniz.

O plano dos estrategistas de Serra é o mesmo de 1989. Equivale a obrigar os sequestradores a vestirem a camisa do PT. A conspiração de 1989 foi denunciada posteriormente por vários editores arrependidos. Era óbvio que os sequestradores chilenos e canadenses não tinham nada a ver com o PT como ficou esclarecido depois. Mas a imprensa, então collorida, chegou ao absurdo de acusar o PT. O jornal O Rio Branco, do Acre, menos sofisticado, estampou em sua primeira página: “PT sequestra Abilio Diniz”.

Serra agora tenta a farsa similar: “PT viola sigilo fiscal da filha de Serra”. Para repercutir o absurdo, temos os colunistas-daslu Arnaldo Jabour, Merval Pereira e Eliane Catanhêde, entre outros de organizações midiáticas com credibilidade decrescente e reacionarismo em elevação.

Bom, já que Serra não se incomoda em colocar sua filha no centro do debate, minha pergunta é: por que alguém iria querer investigar a declaração de renda da sua filha?

Outra coisa: por que os tucanos não se incomodam em investigar as denúncias contra a Alstom? Por que bloquearam a CPI na Assembleia Legislativa de SP? Por que Geraldo Alckmin assinou contratos com a Alstom mesmo depois de saber que ela estava sendo acusada de pagar propina para políticos no Brasil?

Alckmin nunca procurou saber quem estava sendo acusado? Nunca suspeitou de nada? Quais os encaminhamentos que ele adotou para esclarecer se as acusações contra a Alstom eram procedentes? Quem ele afastou? Ninguém?

Geraldo Alckmin é bom de bico. Treinado por marketeiros, Alckmim fala meia dúzia de números e depois cita 3 frases de efeito em suas respostas.

Chega de descaso e desfaçatez. Os Demo-Tucanos tentam a velha saída das elites cansadas: disseminar factóides. Não dará certo. Acho que os tucanos perderam mesmo não somente as eleições, mas principalmente a vergonha. Chegam a esconde FHC para tentar confundir o eleitorado. Elogiam Lula no período eleitoral, mas, antes disso, tentaram inviabilizar de todas as maneiras o seu governo. O Brasil precisa de uma direita mais decente.

Sergio Amadeu da Silveira

Deixe um comentário