Delegados que despiram escrivã dentro de delegacia de SP podem ficar impunes (via @pannunzio e @flitparalizante)

Posted: 19/02/2011 in Blogosfera, CORRUPÇÃO, CYBERATIVISMO, Dignidade, DIREITOS HUMANOS, IMPUNIDADE, Informação, Segurança Pública, Servidores Públicos, Twitter, VIOLENCIA
Etiquetas:, , , , , , ,

Sobre o polêmico caso republicamos abaixo duas versões. A primeira versão é do blog do Fábio Pannunzio, segundo consta, o primeiro a denunciar públicamente. A segunda versão é do blog flit paralizante. Nos dois blogs são inúmeros os comentários que apontam quanto a questão é controversa. Vamos acompanhar atentos…

February 19 | Posted by Fábio Pannunzio | Direitos humanos, Manchetes, Notícias, Segurança Tags: , ,

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo informou  que o comportamento dos dois delegados da Corregedoria da Polícia Civil que despiram à força a escrivã V.F.S.L., presa em flagrante por corrupção, foi objeto de um inquérito policial ao qual foram anexadas as imagens reveladas em primeira mão pelo Blog do Pannunzio.

As imagens, gravadas por ordem dos próprios corregedores, revelam a maneira abusiva com que V.F.S.L. foi constrangida antes de receber voz de prisão. Em poder dela foram encontradas cinco fac-símiles de notas de R$ 50 que, supostamente, comporiam a prova material do recebimento de suborno. O dinheiro foi entregue por um homem que deveria ter sido autado por porte ilegal de arma, mas deixou a delegacia sem ser molestado (saiba mais aqui).

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública, o Ministério Público paulista acompanhou as investigações e teria solicitado o arquivamento do inquérito, posição acatada pelo juiz responsável pelas investigações.

Uma fonte do MP assegurou que, se a informação estiver correta, pouco ou nada poderá ser feito para punir o abuso. “Só é possível reabrir o caso se houver o surgimento de novas provas”, disse um dos promotores do grupo que vai analisar o caso. Segundo a fonte, apesar de as imagens revelarem uma situação terrível e degradante, a aplicação de sanções penais pode ser impossível a esta altura.

As penas para os  crimes em que os delegados podem ser hipoteticamente enquandrados, caso seja possível reabir o caso, são pequenas. O constrangimento ilegal, tipificado pelo Artigo 146 do Código Penal, prevê pena máxima de prisão de um ano. O mesmo está está previsto para o abuso de poder, prescrito pelo Artigo 350 do CPB. A hipótese de prescrição, no entanto, está afastada. Ela só aconteceria, de acordo com o Artigo 109, quatro anos depois do cometimento dos crimes.

Outra hipótese a ser considerada seria denunciar os delegados por prática de tortura, definida como “sumeter alguém sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal” pela Lei 9.495/97. Mas a fonte alerta que dificilmente isso redundaria em condenação, uma vez que não há, no vídeo, evidência de grave ameaça ou dolo, embora o constrangimento seja evidente. A pena, nesse caso, poderia chegar a oito anos de prisão.

A fonte observa, no entanto, que há, na gravação, um  indício de que o flagrante pode ter sido preparado pelos delegados da corregedoria, o que é vedado pela Súmula 145 do STJ. Trata-se da declaração do policial que deu voz de prisão de que as cédulas eram, na verdade, notas xerocopiadas.

“Há uma enorme diferença entre flagrante preparado e flagrante esperado, que pode efetivamente redundar em condenação. Mas isso só pode ser estabelecido depois que forem conhecidos detalhes da conduta que motivou a prisão”, diz a pessoa consultada pelo Blog. No flagrante preparado o agente induz ao cometimento do crime, que de outra forma não teria acontecido.

De acordo com a fonte, é impossível entender por que a atitude execrável dos delegados da Corregedoria não teve como consequência uma denúncia e a abertura de um processo criminal. “Nem mesmos evidências muito sólidas de que a escrivã recebia suborno poderiam justificar o desrespeito que as imagens revelam”, arremata

PRIMEIRA MÃO PARA OS FLITADORES: A Drª Maria Inês Trefiglio Valente desconhecia o vídeo hoje exibido pela TV Bandeirantes

com 219 comentários

Quem a conhece sabe que jamais pactuaria com a abusiva  ação desenvolvida pelos subalternos.

DELEGADO CORREGEDOR ESTUPRA ESCRIVÃ E TODA A LEGISLAÇÃO

Escrito por Administrador

18/02/2011 em 22:25

Publicado em Sem-categoria

“RÁDIO CORREDORIA”

com 62 comentários

BOA NOITE,
 
SOUBE HOJE,  NA RÁDIO CORREDOR, QUE NOSSA ILUSTRÍSSIMA CORREGEDORA, ESTÁ PRESA A CADEIRA, POR UM ÚNICO FIO!!!
 
A CAUSA DISSO, SERIA, ALÉM DA DIVULGAÇÃO DAS AMEAÇAS FEITAS AOS COLEGAS COM RESTRIÇÃO JUNTO AO SPC E SERASA, NO FLIT E NO INVESTIGADOR DE POLÍCIA, A DESASTRADA AÇÃO DE UM DELEGADO, AO EFETUAR  A PRISÃO DE UMA ESCRIVÃ, NO 25o DP DE SAMPA.
 
O COMPETENTÍSSIMO DELEGADO, ACOMPANHADO DE EQUIPE (TODA MASCULINA), TERIA IDO AO PLANTÃO DO 25o, PARA FLAGAR O RECEBIMENTO DE  DINHEIRO, PELA ESCRIVÃ QUE, AO SER ABORDADA, NEGOU SEU RECEBIMENTO.  APÓS TER TIDO SEU ARMÁRIO E PERTENCES REVISTADOS, SEM SUCESSO, FOI CONDUZIDA A UMA SALA E LÁ  DESPIDA, QUANDO, EM SUA CALCINHA, ENCONTRARAM CERTA QUANTIA EM DINHEIRO, QUE CORRESPONDIA AO VALOR INDICADO PELA VÍTIMA.
 
O ESPERTÍSSIMO DELEGADO, TERIA REGISTRADO TODO O PROCEDIMENTO, COM ABUNDANTE QUANTIDADE DE FOTOS, COM AS QUAIS, PRETENDIA ILUSTRAR O “LEGALÍSSIMO” FLAGRANTE.
 
A COLEGA TERIA SIDO, REALMENTE AUTUADA EM FLAGRANTE E, O INTELIGENTE DELEGADO, ESTARIA RESPONDENDO POR ABUSO DE AUTORIDADE!
 
A CORREGEDORIA ESTARIA FAZENDO GRANDE ESFORÇO, PARA MANTER EM SIGILO, A INFELIZ AÇÃO!!!!
 
FIZ CONTATO COM COLEGA DO 25o DP, QUE PEDIU PARA NÃO SER IDENTIFICADO, MAS RATIFICOU A INFORMAÇÃO!!!!
 
A COMPETÊNCIA DA CORREGEDORIA, AO QUE TUDO INDICA, NÃO CONHECE LIMITES…
 
ESTAMOS PODIDOS!
 
NÃO SATISFEITOS EM IGNORAR, ACINTOSAMENTE,  OS MAIS ELEMENTARES PRINCÍPIOS LEGAIS, AGORA, FAZEM PROVA DISSO!!!
 
INACREDITÁVEL…

( angel )

____________________________

O negócio e correr desses corregedores….

A bruxa anda mesmo solta!

Anúncios
Comentários
  1. […] This post was mentioned on Twitter by Henrique and turquim, virgulino. virgulino said: Delegados que despiram escrivã dentro de delegacia de SP podem ficar impunes (via @pannunzio e @flitparalizante) http://wp.me/pXd6p-BU […]

  2. Advogado diz:

    Esses delegados vão ser responsabilizados, podem ter certeza. O promotor que pactuor com isso também. Eles vão responder ação de improbidade administrativa

    • Diulia diz diz:

      é por isso que no nosso Brasil so tem vagabumbo, ela rouba e o policial quer provar isso e ele pode ser responsabilisados por isso, que lei e essa meu povo, ela tem que pagar pelo que fez, e que ele continue fazendo um bom trabalho. Ele ta de parabens.

  3. Rodrigo diz:

    É mesmo pobrezinha da guria né, só tava cometendo um crime e não queria mostrar a periquita, estudou tanto pra concurso, pra ficar tirando 200,00 pila por fora e enfiar na calcinha, e o melhor (no final do video vem dizer que esse dinheiro não é meu), sei, é bem comum alguem enfiar dinheiro no fundo da calcinha dela pelo visto!!!!!!

    A corregedoria fez bem, tem mais é que prender corrupto mesmo.

    E se ela não queria ficar pelada tirasse o dinheiro da calcinha e pronto!!

    • Paulo Roberto diz:

      Rodrigo, vc é um alienado, não estamos mais na ditadura, ninguém pode em hipótese nenhuma, sobre pretexto de cumprir a lei, descumpri-la. O que fizeram com a moça foi tortura, desrespeito e descaso com todos os colegas, pois assim vc será tratado se alguem levantar falso testemunho sobre vc, além disso não ficou evidenciado que o dinheiro estava na calcinha dela, o delegado provavelmente a plantou lá, visto que é típico deles, sem falar que esses que se acham acima da lei são os que mais cometem crimes e impune ficam, duvido da honestidade desses delegados e de vc que pelo visto é um marionete baba ovo.

  4. cróvis diz:

    não é bem asssim, não meu amigo, vc deve ser leigo em Direito Penal e Processual Penal. Mesmo q a escrivã tivesse realmente escondido o dinheiro na calcinha, o procedimento adotado pela delegado da Corregedoria da Policia Civil de SP estaria incorreto, pois se esse mesmo delegado recebesse a denúncia de q um policial civil qualquer de um DP qualquer de SP tivesse agido da mesma forma q ele para com uma criminosa de folha corrida quilométrica, com certeza este mesmo delegado se dirigiria ao local e daria voz de prisão ao policial. Na verdade, os atos de autoritarismo ditatorial transferiu-se da Policial Civil de SP da época do DOPS e instalou-se na Corregedoria desta mesma instituição que pune seus policiais a qualquer custo, o que hoje em dia não acontece com o criminoso comum. Manda esse delegado montar uma campana de meio hora no DEIC, DPPC, etc, q ele com certeza dará várias canas, se bem que nestes departamentos a Direitora da Corregedoria proibe qualquer tipo de diligência…

    • Rodrigo diz:

      Bem, primeiramente não sou leigo, inclusive sou advogado.

      Juridicamente falando eles deveriam ter tomado outras medidas (como aguardar a policial da corregedoria para afetuar a revista na fulana), mas sinceramente, eu to cansado de ver esse monde de corrupto fazer um monte de porcaria e depois pagar de santinho, juridicamente os policiais da corregedoria podem ter cometido algum excesso, mas como cidadão eu quero mais é que eles sentem a mão mesmo.

      Acho que se as pessoas não querem sofrer as consequencias que pode inclusive ser piores (muitas vezes) é só andar na linha! e resolvido.

      Sou advogado e atuo por vezes na esfera penal, e acredito que alguem que furta pra comer comete um crime muito menor do que uma pessoa como ela que tinha tudo e enviou na calcinha por 200 reais.

  5. bigdog diz:

    Achei extremamente normal … quer dizer que ela pode se safar de um crime por ter escondido o dinheiro na calcinha??

    tem que pegar e deixar pelada mesmo, pelo que vi o delegado em nenhum momento teve qualquer segunda intenção com a retirada da calça da moça.

    daqui a pouco vai ter que delegado gay pra pegar gay flagrante, delegado negro pra pegar negro em flagrante.

    enquanto ficarem discutindo a questão moral de apenas uma pessoa, podiam perceber quantas pessoas se beneficiaram com a prisão da bandida.

    continuem defendendo os bandidos que o brasil vai longe viu?

  6. josé carlos mascarenhas diz:

    Não concordo com a corrupção e acho que a punição tem que ser exemplar. Mas humilhar, “estuprar” a escrivã com o único intento de mostrar “autoridade”, merece também punição exemplar. E se eu fosse marido dessa escrivã, ferido no ego pela perversão sexual do delegado corregedor, com certeza lavaria a honra mandando esse corregedor pros infernos. Mas não sem antes castra-lo como deve ser feito com todos os estupradores.

    • Diulia diz diz:

      Estruprar ele não fez isso hora nenhuma ele fez o que tinha que fazer, se ela não queria ficar pelada tinha que ter dado o dinheiro, tem que pagar pelo que ela fez, ela sabia que o dinheiro tava la pq não entregou, se todos fisecem isso o mundo seria bem mais seguro,

  7. pedro diz:

    para se fazer o flagrante de concussão não é preciso que se pegue a prova material a já visto que o agente público na sua função exigi vantagem indevida ele já esta cometendo o crime.por tanto já se encontre em flagrante delito o que foi visto foi um flagrante forjado com uns agravantes, abuso de autoridade abuso sexual e constrangimento legal, tortura com grave ameaça (algemando a funcionaria publica no seu lugar de trabalho) cárcere privado(privando a agente de se deslocar em sua sala de trabalho) fabricando prova para a pratica do crime(o dinheiro copiado que foi pego pego com a policial)

  8. Adolph Copiano diz:

    Tudo isso só vem a incentivar um ou outro colega que erm uma averiguação no decorrer do seu trabalho, venham a agir da mesma forma……Sera que esse colega terá o respaldo que os delegados corregedores tiveram? A lei pra eles ( delegados da corregedoria) é diferente? Vcs da imprensa, façam essa comparação em algum futuro caso identico a esse…Ela errou….ta errada que pague pelo seu erro e a corregedoria tem q ser fazer presente sm….. mas ABUSAR NÃO, NÉ?

  9. Rafael diz:

    Infelizmente, neste país quando polícia mata bandido o bandido vira coitadinho pelos direitos humanos e mídia e o policial é assassino. Tinhamos um presidente ladrão e virou ícone. Nossa atual “presidenta” já robou, matou… e foi eleita. Essa menina é corrupta e vai ser considerada coitadinha e o delegado o safado. Isso é Brasil… Vergonha.

  10. william dias diz:

    Eu já não concordo com a ação! Está certo que corrupto deve ser punido, mas vc ferir a dignidade da pessoa humana já é outra coisa! Acho que as pessoas erram, o dinheiro faz com que muitos tomem uma atitude impensável, mas expor sua intimidade pra vários homems é outra história! Deveria haver punição sim para esses tarados!

  11. Rafael diz:

    Estao de parabens esses policiais.Ja virou inversao de valores essa pouca vergonha..Ora, se ela era ladra, corrupta que se vende a bandidos, o que aconteceu com ela não foi nada de mais.
    Se ela estivesse tão preocupada em ficar nua, ela que entregasse o dinheiro sem precisar de nada disso.Foi uma enrolação de mais de uma hora ate tomarem essa atitude.

  12. sandra diz:

    eu acredito que naõ devemos justificar um erro com outro, mas com certeza foi um grande abuso sim .imagine vc se fosse sua filha ou sua esposa como vc agiria neste caso; ela com certeza errou mas com certeza existia outra forna para provar o erro na qual ela teria se envolvido. se fosse minha filha com certeza não ficaria assim

  13. sandra diz:

    eu acresito que isto naõ possa ficar assim .providencia com certeza ~vão ser tomadas

  14. toinho diz:

    Acho q todo culpado deve ser punido;desde q na morma da lei,esse delegado e poliçiais ou não entende de lei ou simplismente ingnora[beneficiando-se do jeitinho brasileiro] a mentalidade dos governantes e todos superiores tem q mudar .como é q um dia feliz possomos ter paz,impossivel; Superiores pencem nisso.em pleno século 21 aindo acontece esse tipo de estupidez.S.O.S EDUCUÇÃO.

  15. Gleison diz:

    BANDIDO INDEPENDENTE DE SER MULHER OU HOMEM TEM QUE SER PUNIDO, EU APOIO O QUE A POLICIA FEZ, LUGAR DE VAGABUNDO(A) É NA CADEIA, TA ERRADA TEM QUE SE F…

    • Lilian diz:

      Gleison, eu acho que você deveria enfiar sua cabeça na privada meu amigo e beber toda akela água limpinha, porque se você apoia uma coisa dessas obviamente você deve fazer igual ou com sua mulher, ou filha . Não sei, a única coisa que sei e digo é que se vc n mudar meu caro. você vai acabar dando akelas cagadas da vida e olhe lá se a foça vai le aceitar. MANDA CURRICULO. AS VAGAS JA FORAM PREENCHIDAS PELA MAIORIA DELES.

      • Edy diz:

        Eu Edny, poes eu ledigo! Que aqui na terra neguem leva nada. Apenas 200 ? Oque ele fez nao tem valor nenhu. Todos vevem de corups.Nao escapa nem um. Ele penas queria se apresenta na profissao dessatrossa. Ele tem que apreder estuda mas. De leis ele nao sabe nada……………

  16. joão slva diz:

    Isso é um absurdo, imaginem se fosse a mãe de vcs.

    FORMULÁRIO PARA APRESENTAR PETIÇÃO SOBRE
    VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS

    https://www.cidh.oas.org/cidh_apps/instructions.asp?gc_language=P

  17. Lilian diz:

    A questão é que justamente por serem pessoas da lei, deveriam tomar vergonha na cara e fazer as coisas corretas, porque mesmo que ela estivesse roubado alguma coisa eles não teriam o DIREITO de tirar a roupa da moça, inclusive vocês que apoiam essa ação imbecil e hipócrita desses coisinhas que só tem o nome , são totalmente iguais a eles. CRESÇAM deixem de ser idiotas e tabacudos porque poderia ter sido a pior mulher ou homem do mundo, seja lá o que for,ninguém tem o direito de despir ninguém, principalmente dessa forma. E digo mais, se continuarem dessa forma vão acabar num buraco de merdaaa porque profissional não faz isso, profissional zela pelo nome e sabe como agir diante de uma situação como essa. CRESÇAM SEUS MAL EDUCADOS, TENHO PENA DE VOCÊS, SE BEM QUE NEM DE PENA VOCÊS SÃO DIGNOS. MUITO OBRIGADO. EU QUERIA VER SE FOSSE UM HOMEM, EU DUVIDO QUE IRIAM TIRAR A ROUPA DELE. ISSO É UMA HUMILHAÇÃO . EU LASCAVA TUDINHO NA CADEIA. HIPÓCRITAS E IGNORANTES…

  18. Lilian diz:

    DESCULPEM MINHAS PALAVRAS, MAS REALMENTE ISSO É UM ABSURDO!!!! ISSO É INTOLERANTE. APRENDAM A RESPEITAR AS MULHERES. EU QUERIA VER SE A MOÇA NÃO FOSSE CASADA, SE ELA NUNCA ESTIVESSE FICADO NESSE ESTADO NA FRENTE DE ALGUÉM, EU QUERIA VER COMO IRIA FICAR O PSICOLÓGICO DELA. PENSEM NAS COISAS QUE VOCÊS FAZEM . SE VOCÊS AO MENOS CEREBRO TEM. MAIS UMA VEZ DESCULPEM AS PALAVRAS.

  19. Jés Neves dos Santos diz:

    Falar do ocorrido sem assistir ao vídeo INTEIRO (12 minutos) é o mesmo que falar de algo que não se conhece. Eu assisti ao vídeo INTEIRO.
    A escrivã sabia que estava com os 200,00 na calcinha e por isso resistiu tanto à revista. Sabia que ia tomá um belo de um Flagrante Delito na fuça, por isso a toda hora arrumava um argumento pra não tirar a calça.
    É uma pilantrona esperta. Só que o pessoal da Corregedoria era mais esperto e ela sifu!
    Quem tá do ladinho da coitadinha, vê o vídeo INTRIRO! Tá no YouTube, é só procurar.
    Concordo com o Rodrigo: não pode relachar pra corrupto, ainda mais sendo ele ou ela um policial. Os bicho são lisíssimos, espertíssimos e não tão nem aí pra sociedade.
    É isso.

  20. ANA diz:

    Engraçado….dos deputados que foram pegos com grana na cueca ninguém fala…
    da grana que um certo presidente roubou do povo ninguém fala…isso é pinto perto das propinas que rolam nas ruas todos os dias…eles queriam era ver a piriquita da colega…
    isso é coisa de homem rejeitado.

  21. Geraldo diz:

    Sei não. acho que esta policial poderia estar atrapalhando muita gente grande. Se fosse corrupta não estariam procurando por ela, e corrupção de 200,00 é muito pouco. Isto foi muito forçado, parece que as pessoas não conhecem as instituições que temos.

  22. pedro alvarez diz:

    pedro diz: para estes policiais que atuam na corregedoria,se jogarem eles no lixo,o lixo cospe eles fora, porque o cheiro do lixo é muito melhor do que eles.se vcs fizessem isso com uma de minha familia eu madava vc para o inferno.seus estrumes

  23. irami21 diz:

    Parabéns TIMIDA Corregedoria. Todos aqueles que são contrários à ação tem suas reais razões, hahahaha. POL´TICOS que apoiaram a CPI vão investigar e tentar punir mais caos de corrupção e não ser contrários a esta legítima ação.

  24. diz:

    Os lixos que concordaram com isso, devem fazer parte dessa mafiazinha, constituida por pessoas frustradas, que não tem amigos e, a unica coisa que sabem fazer é cuidar da vida alheia e não sabem o que é um quartel.. onde dedo duro quando não vai preso é esquecido pelos demais. Corregedor não pode ser policia. Dedo duro quando é feito refém entrega os companheiros e aí todo mundo morre.

  25. José Júnior (apenas cidadão) diz:

    Realmente concordar com uma barbárie dessa é no mínimo demonstrar falta de caráter é com essa mentalidade que atuaram na ditadura,é lamentável e revoltante saber que existem pessoas que se declaram “do bem” e compactuam com uma atitude tão arbitrária e MUITO vergonhosa.

  26. Angelo diz:

    Por que essa escrivã não entrou com processo contra o ESTADO? o crime que ela cometeu é leve, ao contrário dos crimes que foram cometidos contra ela. Um bom advogado conseguiria uma grande boa pra ela, já que a humilhação já foi cometida e divulgada.

    • Diulia diz diz:

      E muita safadesa ela rouba e nos temos que dar dinheiro pra ela, sim ne pq esse dinheiro sai do nosso bolso, Brasil nunca vai pra frente..

  27. GUERRA diz:

    JÁ ESTÃO GANHANDO DINHEIRO EM VIDEOS PORNO !

    OS DELEGADOS (AS) ERRARAM E DEVERIAM TEREM SIDO DEMITIDO A BEM DO SERVIÇO PÚBLICO ! PRINCIPALMENTE A DIRETORA DA CORREGEPOL !

    FACE O ABUSO DE PODER !
    ABUSO DE AUTORIDADE !
    EXERCÍCIO ARBITRÁRIO DAS RAZÕES !
    CONSTRANGIMENTOS ILEGAIS CONSUMADOS !
    AMEAÇAS !

    SE NADA FOR FEITO SERÁ A VALIDAÇÃO DA VOLTA A DITADURA !

    O DESCASO, HUMILHAÇÕES, TORTURAS, TÍPICO DO DEOPS !

    É TOTALMENTE INADIMISSÍVEL NUM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITOS ESSES TIPOS DE COISAS; SENDO QUE TERIAM OUTRAS FORMAS PARA EFETUAREM A OPERAÇÃO COM TOTAL EFICIÊNCIA !

    INADIMISSÍVEL OS ABUSOS E DEVERÃO SEREM RESPONSABILIZADOS

    ESPERAMOS QUE OS PROMOTORES DE JUSTIÇA
    JUÍZES DE DIREITO;
    DESEMBARGADORES;
    MINISTROS DO STJ
    MINISTROS DO STF

    NÃO SEJAM SOLIDÁRIOS E NEM COMPACTUEM COM ESSES TIPOS DE COISAS;

    ONDE A BRUTALIDADE, VIOLêNCIA A LEI MAIOR, CONSTITUIÇÃO CIDADÃ, CONSTITUIÇÃO CORAGEM, CARTA DA REPÚBLICA, CARTA CONSTITUCIONAL, CARTA MAGNA,

    QUE; TODAS ÀS AUTORIDADES AUTORAS E CO- AUTORAS , RESPONDAM

    PELA BARBÁRIE PERPETRADAS !

    SEJAM DEMITIDOS COM A PERDA DO CARGO E ENVIADOS AO PRESÍDIO COMUM ;

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s