Reproduzimos abaixo texto originalmente publicado no blog do lamparina. Viva a liberdade de expressão!!!

Na audiência judicial, compareceu o vice-prefeito de Votuporanga Cabo Valter B. Pereira, homem público, com mandato eletivo e em pleno exercício desta prerrogativa democrática; para buscar reparação quanto à sua identificação voluntária com um dos meus personagens fictícios, denominado “Cb. e Pr. Cabeça de Papel”.

Casos que denotam interpretação individual, preliminarmente e, sem a devida comprovação e embasamento da argumentação que norteará esta interpretação, fica muito difícil de caminhar por uma lógica, pois podemos assistir um Palmeiras x Corinthians, não sermos nem palmeirenses e nem corinthianos, mas chegarmos a conclusões opostas de quem teria atacado mais no decorrer da partida. Isso depende da nossa interpretação individual. O Cabo Valter se enxergou numa das minhas criações artísticas que não tem qualquer ligação com ele, pois não se parece com ele em nenhum aspecto, vindo ele individualmente, a se equiparar ao personagem. O Cabo Valter poderia arrumar mil pessoas para ratificar esta sua interpretação, assim como eu também poderia arrumar outras duas mil pra dizer que não enxergavam aquilo que ele estava vendo.

O Caso poderia ter sido levado adiante e conturbado ainda mais o já tão atravancado Judiciário brasileiro, onde certamente nenhuma corte deste país, em sã consciência, seria favorável diante de justificativas tão vagas alegadas pela suposta vítima. Desde que tomei conhecimento desta interpelação judicial, tenho buscado e estudado as decisões judiciais em casos semelhantes e, nunca houve este precedente. Se acontecesse aqui, certamente seria  outra novidade caipira da terra, o que me obrigaria a recorrer desta sentença em outras esferas judiciais.

Mas, o Cabo Valter teve bom senso e motivado pela mediação do promotor, que bem conduziu esta audiência, fechou-se um acordo para extinguir a contenda sem maiores danos. Este blogueiro não tem intenção alguma de atingir a honra do Cabo Valter ou de qualquer pessoa que seja, somente de expressar o meu limitado conteúdo artístico e intelectual. Sendo assim, eu concordei com a mediação em excluir as duas postagens que estavam causando transtornos pessoais ao ofendido. Estas postagens são da coluna de humor e charges “HUMOR CAIPIRA DA TERRA”, postadas no dia 19/04/2011 às 15:39 – “Recadastramento para o Meu Barraco Minha vida” e em 05/03/2011 às 16:57 – “PAB-Plano de Aceleração do Batizamento”, respectivamente. Esta exclusão acordada não acarretará danos ao personagem, que continuará seguindo sua trajetória na eletrizante saga CHUPIM $ CHUPÃO, garantindo o direito pleno, no futuro, ao vice-prefeito Cabo Valter ou qualquer pessoa que se sinta prejudicada, de buscar esta reparação na forma da lei. É direito constitucional de qualquer cidadão, falar e se expressar livremente, assim como é dever deste, responder pelos seus atos.

No cumprimento deste acordo formalizado, este conteúdo já foi excluído dos arquivos do Blog.

Fico feliz que o vice-prefeito de Votuporanga, Cabo Valter B. Pereira tenha satisfeito o seu desejo de reparação judicial e que eu também possa continuar exercendo livremente o meu direito de expressão. Isso é a verdadeira manifestação democrática de direitos e  de deveres.

Gostaria de agradecer aqueles que se mobilizaram em Votuporanga e em toda nossa região, aos amigos e companheiros blogueiros, que também caminham por esta linha tênue do direito e do dever, na construção complexa deste nosso frágil histórico democrático, por tantas vezes ameaçado pelo poder e pelo absolutismo de poucos e, dominado pelos interesses nem sempre imparciais que os norteiam. Graças a esta mobilização regional, saímos todos nós fortalecidos desta correlação de forças, fortalecendo cada vez mais as posições deste universo e desta atuação da blogosfera. CENSURA NUNCA MAIS é e será sempre à nossa luta comum.

Também aproveito a oportunidade para agradecer ao Doutor Marco Antonio Furlan, excelente advogado que se prontificou imediatamente a acompanhar este blogueiro na convocação judicial. Gostaria de disponibilizar o telefone de contato dele aqui, mas prefiro me prontificar a repassar, em privado, para qualquer leitor ou interessado que necessite dos trabalhos de um bom advogado.

Obrigado a todos!!!

DESMEMBRAMENTOS

O ocorrido na audiência plelininar no Fórum de Votuporanga nesta tarde, ainda será assunto para muito debate, mas meu editor de textos está passando por problemas técnicos e só será normalizado amanhã. Podem ficar tranquilos que ainda não foi desta vez que apagaram a lamparina!!!

Gostaria de agradecer novamente aos amigos e companheiros blogueiros, ao Cardosinho, ao Murilo Pohl, ao Poeta Gibim e muitos outros blogueiros desta nossa região que repercutiram esta notícia em seus sítios, levando o fato ao conhecimento regional da nossa população. Isso mostra que não temos o poder dos coronéis, mas já estamos conseguindo nos mobilizar na busca da defesa dos nossos ideais. Sem querer plagiar o companheiro Murilo Pohl, temos em Jales um Virgulino lampião e em Votuporanga um Roberto Lamparina. Já dá pra começar uma boa guerra!!!

Os acontecimentos serão narrados devidamente assim que meu editor de textos tiver sido restabelecido.

Obrigado a todos!!!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s