As atividades do deputado estadual Marcelino Galo (PT) nos acampamentos Margarida Alves (Itabela) e Guaita (Guaratinga) reuniu mais de mil famílias de trabalhadores e trabalhadoras do campo. O parlamentar está na região desde o domingo (10) visitando colônias e associações de pescadores, comunidades quilombolas e assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) para ouvir as reivindicações e apresentar um balanço dos trabalhos na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O encontro em Itabela e Guaratinga aconteceu durante todo o dia de ontem, quinta-feira (14), culminando com uma plenária na Câmara de Vereadores de Itabela, que contou com lideranças políticas da região.

 

“Tanto o Margarida Alves quanto o Guaita são acampamentos fruto do Abril Vermelho e já estão começando a colher o que plantaram durante a ocupação. Milho, abóbora, melancia, mandioca, feijão de corda, são alguns dos cultivos que já estão gerando renda e alimentos para as famílias acampadas, além de comercializarem boa parte dessa produção para as feiras-livres da região”, afirma Galo.

 

Com 920 barracos de lona e cerca de 600 famílias, o acampamento Margarida Alves é um símbolo de luta recente pela resistência e afirmação da importância do Brasil realizar uma reforma agrária ordenada e com acompanhamento técnico. “Assim que ocupamos tivemos a preocupação de construir um prédio escolar e hoje o acampamento está com grande produção de alimentos. Arrancamos o eucalipto e plantamos alimentos para a sobrevivência dessas famílias acampadas”, declara o diretor estadual do MST, Luciano Pereira, que ainda informa que o acampamento de Guaita possui 120 famílias e já tem iluminação e água encanada.

 

As atividades do deputado Marcelino Galo foram concluídas com uma plenária na Câmara de Vereadores de Itabela, que reuniu membros do PT, além do prefeito municipal Osvaldo Caribé, do vice Adailton, dos vereadores Marksonei Vasconcelos (Max), Lúcio França, Renaldo Porto, secretários municipais como Aldair Almeida (Agricultura), Regilmar (Obras), além do chefe de gabinete Rubem Vieira, do presidente do PT local, Valtim Lima. Participaram também da atividade no acampamento Guaita, o presidente do PC do B de Guaratinga, Inocêncio Pinheiro, que também é o secretário de Desenvolvimento Agrário do município.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s