‘Financial Times’: Brasil vive sucesso em meio a loucura global

Posted: 03/08/2011 in Uncategorized

2 de agosto de 2011 | 19h07

Sílvio Guedes Crespo

O jornal britânico “Financial Times” publicou em seu site nesta terça-feira, 2, duas reportagens sobre o Brasil.

Brasil curte o próprio sucesso em meio à ‘insanidade’ global“;

Brasil reforça luta contra importados“.

A primeira mostra-se entusiasmada com a economia brasileira, cujo principal problema é “administrar o próprio sucesso”. A segunda alerta que o mesmo país está se movimentando para proteger a indústria local.

FHC e Lula

“Os brasileiros nos últimos meses chegaram, de repente, à invejável posição de espectadores das loucuras do mundo desenvolvido”, afirma o jornal.

O “Financial Times” atribui aos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva essa posição alcançada pelo País.

Para o diário, FHC “lançou uma série de políticas com o objetivo de estabilizar os preços e a taxa de câmbio”, enquanto Lula “manteve o foco na estabilidade econômica e ampliou programas sociais para melhorar o padrão de vida dos mais pobres”.

Mesmo assim, o país tem desafios. São eles, na avaliação do “FT”: mercado de trabalho operando no limite (pouca mão de obra disponível), fraco sistema educacional, infraestrutura pobre, alto endividamento das famílias, custos “proibitivos” para as empresas.

Luta contra importados

A reportagem sobre a luta contra os importados analisa o Plano Brasil Maior, lançado nesta terça-feira pela presidente Dilma Rousseff, que inclui redução de impostos no valor total de R$ 25 bilhões em dois anos.

“Apenas uma semana depois de introduzir novas regras ásperas para controlar o real, o governo do Brasil voltou atenções para as importações”, diz o texto.

O jornal ouve um analista da instituição financeira japonesa Nomura. Para ele, algumas dessas medidas fazem sentido – por exemplo, a de barrar produtos asiáticos que chegam ao Brasil por meio de países sul-americanos. Mas o mesmo economista acredita que são as importações que “estão livrando o País do problema da inflação”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s