A Prefeitura de Araçatuba pretende disseminar a cultura de bananas para ajudar os produtores a terem uma nova fonte de renda. Para isso, oferece o suporte necessário, ensinando todo o processo de produção das mudas de bananeiras, como também realizando o transporte dos assentados até a área de coleta dos rizomas no bairro rural da Água Limpa e seu retorno para os assentamentos.

No assentamento Hugo Herédia, a produção de mudas de bananeira pelos assentados começou a ser realizada no mês de janeiro. As plantas que já se desenvolveram, emitindo brotos e raízes, foram transplantados para os saquinhos de mudas nesta semana. No total, serão produzidas cerca de 4 mil mudas de bananeiras e essas mudas permanecerão por cerca de um mês e meio nos saquinhos até ser transplantadas para o campo.

A administração também oferece o transporte dos rizomas para os assentamentos, doação de saquinhos de mudas de bananeiras e inseticida utilizado no tratamento dessas mudas. Até agora já foram produzidas 11,4 mil mudas. As atividades continuarão nos próximos meses com a adesão de mais pessoas interessadas no plantio da cultura da bananeira.

EXPERIMENTOS
A experimentação consiste na formação de mudas de banana, por meio da divisão dos rizomas, que consistem no caule subterrâneo da planta, separando as gemas vegetativas, que originarão novas plantas. Após a separação dos rizomas, cada um com sua “gema”, a equipe plantou as mudas em um canteiro de areia grossa onde, por 21 dias, os rizomas receberam água para que pudesse brotar.

De acordo com Fernandes, a intenção é gerar mais produtividade e atender à necessidade de todos os assentados. Com a elevação da produção, os assentados não terão gastos na compra de novas mudas.

No assentamento Araçá, por exemplo, as mudas originárias do experimento brotaram e já foram transplantadas para saquinhos onde permanecerão por aproximadamente dois meses para só então serem observadas quanto aos seus crescimento e desenvolvimento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s