Bancada do PT apoia indígenas contra retrocesso na demarcação de terras (via @pauloteixeira13)

Posted: 14/03/2012 in acompanhamento parlamentar, DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, DIREITOS HUMANOS, INFRA ESTRUTURA, PATRIMONIO PÚBLICO, PODER LEGISLATIVO, PT, Questão Indígena, QUILOMBOS, RUMOS DO PT - DEBATE
Tags: , , ,

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP) recebeu nesta terça-feira (13) 40 lideranças indígenas – a maioria Pataxó e Tupinambá do sul da Bahia – que estão em Brasília para lutar contra a proposta de emenda à Constituição (PEC 215/00), que transfere do Executivo para o Legislativo a competência da demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e quilombolas.

A proposta, de autoria do deputado Almir Sá (PB-RR), estava na pauta da Comissão de Constituição e Justiça, mas foi adiada para a próxima terça-feira (20).

Jilmar Tatto destacou o pacto que foi feito no período de votação da Constituição de 1988 para deixar a responsabilidade da demarcação das terras indígenas com o Executivo. “Esse é um direito sagrado que não pode ser mudado. Nós da Bancada do PT somos contrários a qualquer mudança nesse sentido”, afirmou. O líder acrescentou que os povos indígenas podem contar com o voto contrários dos 86 deputados petistas.

O líder também se comprometeu em articular um encontro das lideranças indígenas com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República. “Será preciso uma ampla mobilização na base do governo para que a PEC seja derrotada”, explicou Jilmar Tatto.

O presidente da Frente Parlamentar pelos Povos Indígenas, deputado Padre Ton (PT-RO), também participou da reunião e informou que conversou hoje (13) com Gilberto Carvalho para pedir o apoio oficial do governo contra a PEC. “Precisamos evitar a apreciação desta PEC, queremos que ela seja arquivada na CCJ”, afirmou Padre Ton. Ele acrescentou que a proposta é inconstitucional e vai retirar direitos dos povos indígenas e quilombolas, além de trazer prejuízos para o meio ambiente. “Essa é uma PEC para atender ruralistas que só querem avançar no agronegócio”, alertou.

Os deputados Amauri Teixeira (PT-BA) e Emiliano José (PT-BA) participaram do encontro e enfatizaram o apoio à luta dos povos indígenas. “Somos totalmente contrários a essa proposta, que retira direitos”. Eles acrescentaram que a proposta viola implicitamente os direitos indígenas garantidos na Constituição. O presidente do Núcleo Agrário da bancada, deputado Valmir Assunção (PT-BA) destacou que a luta contra a PEC será longa e sugeriu a manutenção da mobilização dos indígenas “até que a PEC seja arquivada na Câmara”.

CCJ – O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), e o vice-presidente da comissão, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), também receberam das lideranças indígenas uma carta pedido apoio contra a PEC. Berzoini explicou que, como presidente da CCJ, terá que cumprir acordo firmando na comissão no final do ano passado, para que a PEC fosse o primeiro item da pauta nesse ano. “O acordo foi feito quando eu ainda não era presidente, a mim cabe cumpri-lo. Agora, pessoalmente sou e vou votar contra. Tenho a convicção que a proposta é inconstitucional”, antecipou.

Alessandro Molon informou que seu voto será contrário à PEC “porque a demarcação de áreas indígenas é apenas o reconhecimento de um direito constitucional, e esse tipo de ato administrativo é típico de atividades do Executivo”, explicou.

Os deputados Luiz Couto (PT-PB) e Geraldo Simões (PT-BA) também manifestaram apoio aos povos indígenas na CCJ. E os deputados Cláudio Puty (PT-PA) e Paulo Teixeira (PT-SP) participaram da reunião na Liderança do PT.

(Da Liderança do PT na Câmara, por Vânia Rodrigues)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s